Ações de sensibilização e qualificação para os fatores críticos de competitividade específicos e transversais
Em projetos anteriores desta EEC, foram identificados quer os fatores críticos de competitividade por fileira, quer os fatores críticos transversais e comuns a diversas fileiras, como sejam as questões ligadas ao marketing e criação de novas marcas, os aspetos associados à produção e comercialização em agricultura biológica, as dificuldades de desenvolver inovação/criação de valor na fileira e a organização da produção.
O projeto Coopera_RS dinamiza sessões com especialistas, descentralizadas pelo território de intervenção, que pretendem sensibilizar, mas principalmente fornecer pistas para a resolução coletiva dos principais fatores críticos identificados. Nestas sessões são convidados(as) especialistas para cada uma das sete fileiras, a dizer, caça, pesca, apicultura, PAM, medronho, cogumelos e figo-da-índia, bem como peritos(as) em cada um dos principais fatores críticos transversais.
Devido à pandemia associada ao COVID19, nem todas as sessões puderam ser realizadas presencialmente e muitas acabaram por ser dinamizadas virtualmente, o que por um lado impediu uma maior proximidade aos atores locais, mas por outro permitiu uma ampla visualização das sessões, uma vez que as mesmas se mantêm disponíveis on-line.
A dinamização destas ações contou com entidades diversas: a Associação de Apicultores do Vale do Guadiana, a ADCMoura, a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, a Companhia da Caça, Confraria do Figo e da Figueira da Índia, a ImprovConsult, a Suberpinus e a Universidade de Évora, que por sua vez envolveram nas sessões, um lote alargado de peritos e convidados.
Aceda as sessões online aqui.
Sessões Presenciais